Utilizando pacote NuGet para habilitar recursos do idioma Português em aplicações Asp.Net MVC

A maneira mais eficiente que encontrei para obter diversas validações traduzidas automaticamente para o idioma Português e as validações jQuery de entradas de dados dos formulários ajustadas para os formatos utilizados no Brasil, foi instalar o pacote Microsoft.AspNet.Mvc.pt-br através do gerenciador de pacotes do Visual Studio.

O pacote NuGet Mvc Globalization pt-BR, instalado junto com o pacote MVC pt-BR, contém a tradução das mensagens de validação. Veja os dois pacotes instalados na ilustração abaixo.

nuget-mvc-pt-br.png

Mesmo depois de instalar os referidos pacotes, ainda persistiu o erro de validação de campos de data que solucionei com a utilização do atributo [DisplayFormat(DataFormatString = "{0:dd/MM/yyyy}", ApplyFormatInEditMode = true)] nos campos de data.

Veja no exemplo abaixo:

mvc-model-atributo-displayformat-to-data.png

Neste momento, quando algum valor inválido é inserido no campo Data do Cadastro, a validação é realizada para o idioma português, como pode ser visto na imagem a seguir.

mvc-form-datetime-validation-error.png

Confesso que cheguei a traduzir estas mesmas mensagens diretamente no arquivo fonte muitas vezes, e estou incluindo estes pacotes NuGet como indispensáveis em projetos de aplicações Web.

A estratégia utilizada aqui atende a uma demanda emergencial para publicação de um site pessoal direcionado ao público do idioma português do Brasil. Em outro momento, buscarei a oportunidade para tornar o referido site multi-idiomas.





Eryx Guimarães

Eryx Guimarães desenvolve e mantém soluções para empreendimentos na web.

Entre em Contato

Contato