Retornando valores não nulos de um intervalo de células em uma planilha do Excel

Monte a planilha de demonstração com uma tabela contendo linhas vazias do lado esquerdo, e a tabela gerada a partir das fórmulas demonstradas neste tutorial, ao lado direito da ilustração a seguir.


tabelas-exemplo-para-remover-vazios.png

A tabela do lado esquerdo não contém fórmulas e pode ser recriada simplesmente preenchendo a planilha como indicado.

Formate a coluna J com uma cor de fundo para separar as duas tabelas, inclua o título "Tabela tratada" e a linha com os títulos das colunas.

Para inserir a fórmula que recupera apenas as células que não estiverem vazias dentro do intervalo B4:B11, primeiramente selecione o intervalo onde você quer que os registros "filtrados" sejam exibidos, neste caso, K4:K11. Em seguida, entre com a fórmula abaixo e pressione Ctrl + Shift + Enter para que ela seja executada como uma fórmula de matriz.

=SEERRO(ÍNDICE(Coluna1;MENOR(SE(Coluna1<>"";LIN(INDIRETO("1:"&LINS(Coluna1)))); LIN(INDIRETO("1:"&LINS(Coluna1)))));"")

A fórmula acima, utiliza a função ÍNDICE para recuperar os valores do intervalo B4:B11 que nomeamos Coluna1 não nulos.

Para entender o funcionamento passo a passo desta fórmula, utilize o recurso Avaliar Fórmula, no grupo Auditoria de Formulas da guia Fórmulas da Faixa de Opções do Excel.

caixadedialogo-avaliar-formula.png

O avaliador de fórmulas do Excel, mostra a execução da fórmula passo a passo, e pode ajudar você a entender como o resultado final é obtido.

A partir dos números retornados para o intervalo K4:K11, utilize a função PROC para recuperar as informações das demais colunas, replicando a fórmula abaixo em todas as células do intervalo L4:R9.

=PROC($K4;Dados;C$4:C$11)

A fórmula acima, passa a célula K4 como valor a ser procurado no intervalo de nome Dados (B4:I11). Inclua o símbolo de $ ao lado da referência do valor a ser pesquisado para evitar a troca automática da coluna quando a fórmula for replicada para as outras colunas.

Além do valor do intervalo de dados a ser pesquisado, também é necessário passar o intervalo onde os valores encontrados serão dispostos, neste caso, C$4:C$11.

O símbolo $ foi usado para garantir que as linhas não sejam alteradas quando esta fórmula for copiada para as demais células do intervalo.

Em resumo, a solução inclui uma fórmula de matriz que recupera as células do intervalo Coluna1 que não estão vazias e usa os números obtidos na fórmula com a função PROC para obter os valores das demais colunas da tabela.





Eryx Guimarães

Eryx Guimarães desenvolve e mantém soluções para empreendimentos na web.

Entre em Contato

Contato