Nova versão e evolução do Busdahora

No momento em que obtive o primeiro resultado de uma consulta aos horários de ônibus de Florianópolis ainda em uma aplicação do tipo Console Application (aquela com interação por linha de comando) idealizei o Busdahora, inicialmente como um aplicativo para web no modelo tradicional onde você pode criar uma lista personalizada de linhas de ônibus mas com funcionalidades baseadas no paradigma tradicional de navegação que utiliza Postbacks onde toda página é recarregada múltiplas vezes durante sua utilização.

A escolha pela estratégia de desenvolvimento inicial foi consequência da minha familiaridade e experiência prévias com esta abordagem e também porque o foco principal do momento era a produção de algoritmos de importação, que em minha opinião, era e ainda é o diferencial estratégico do Busdahora.

Acredito que as telas de apresentação dos horários e a tela de listagem pessoal de linhas de ônibus por usuário, ilustra o conceito e resultado final obtido com a primeira versão.


busdahora-telas-versao-1.png

O principal impedimento para a adoção do aplicativo naquele momento em minha opinião, foi a dificuldade da população mais leiga com a criação de uma conta de usuário que era necessária para possibilitar ao Busdahora "lembrar" e mostrar apenas as linhas de ônibus pessoais do usuário ativo.

A constatação do referido problema, motivou o desenvolvimento da segunda versão do Busdahora que foi caracterizada por não depender mais de nenhum cadastro para o aplicativo guardar a lista de ônibus favoritos de cada usuário. Implementei uma solução que utilizava os recursos de armazenamento local do navegador através de Cookies. E a nova abordagem teve mais sucesso em relação a adoção do aplicativo.

A segunda versão (em 2016) trouxe novos recursos e mudanças na interface de interação com o usuário incluindo:

• Alteração do controle utilizado para seleção da hora de referência.
• Implementação de filtro por tipo de dia (ex.: dias úteis, sábados, etc.)
• Implementação de filtro por cidade e por empresa, junto com a disponibilidade dos horários da viação Estrela da cidade São José.
• Abas para visualização de horários, favoritos e informações da empresa.
• Botão para adicionar a linha selecionada aos favoritos.
• Mudança na formatação de apresentação dos horários.
• Melhorias do algoritmo de importação de horários para suportar Html, Xml e Json.

Veja uma ilustração a seguir:

busdahora-telas-versao-2.png

Mesmo com as melhorias consideráveis da segunda versão, havia ainda uma demanda implícita para tornar o Busdahora ainda mais compatível com dispositivos móveis em termos de familiaridade dos usuários com os elementos de interação fornecidos pelo aplicativo. Usuários do Android, Windows Phone e iOS tem expectativas em relação ao padrão visual e recursos de interação de cada plataforma. Estes fatores, motivaram o desenvolvimento da versão 3.0 publicada hoje.

A solução mais viável para fornecer a padronização ou conformidade esperada pelos usuários de cada plataforma, foi adotar um framework com capacidade para renderizar os respectivos aspectos ou padrões de interação a partir de um código fonte comum. A interface do Busdahora para a terceira versão foi construída do zero utilizando o Ionic Framework, e uma API de serviços foi criada para aderir a abordagem recomendada.

A ilustração abaixo, mostra a nova versão do Busdahora. Repare que houve uma mudança significativa na forma de interagir com o aplicativo.


busdahora-telas-versao-3.png

Entre as mudanças, podemos destacar:

• O menu principal é apresentado em tabs que serão renderizadas para cada plataforma com seus respectivos aspectos visuais e de interação.
• A listra de cidades e de empresas seguem o mesmo padrão visual e atualizam a lista de linhas automaticamente ao serem alteradas.
• Nova pesquisa de linhas por nome ou número.
• Os horários passam a ser mostrados em uma nova tela junto com a opção para mudar o tipo de dia exibido.
• Os usuários do Busdahora podem digitar o URL no padrão nome-da-cidade.busdahora.com.br para acessar diretamente os horários da respectiva cidade, por exemplo http://vitoria.busdahora.com.br para mostrar os horários da Grande Vitória no ES, ou http://floripa.busdahora.com.br para acessar diretamente os horários de Florianópolis.

Você vai observar que a nova versão ainda não disponibiliza o recurso de favoritos. Estamos trabalhando para implementar estes e outros recursos nas próximas semanas. Acredito que a experiência familiar ao dispositivo é algo importante e agrega valor ao Busdahora, junto com os recursos nativos que serão parte das próximas evoluções do aplicativo.

O Busdahora é gratuito, não precisa instalar, e atualmente mostra os horários de ônibus de diferentes empresas nas cidades Florianópolis (SC), São José (SC) e toda Grande Vitória no ES. O objetivo geral do aplicativo é apoiar o usuário do transporte público com informações e recursos tecnológicos.





Eryx Guimarães

Eryx Guimarães desenvolve e mantém soluções para empreendimentos na web.

Entre em Contato

Contato