Inicialização Múltipla por VHD no Windows

Os cenários de uso mais comuns ocorrem em razão da indisponibilidade do Hyper-V Client, da necessidade de testar recursos de hardware ou compatibilidade com sistemas legados, entre outros.

A inicialização múltipla por VHD (Virtual Hard Disk) está disponível apenas para Windows 8.1 Professional ou Enterprise. Isto significa que podemos criar um disco virtual e disponibilizar nele, a instalação completa de outro sistema operacional, e então incluir este disco como opção de sistema operacional na inicialização do computador, conhecido comumente como Dual Boot.

Para criar um disco virtual VHD e configurar o Dual Boot, vamos primeiramente, precisar criar uma nova partição no disco rígido. Podemos fazer isto utilizando o Gerenciador de Discos ou o Prompt de Comando administrativo.

Na tela inicial do Windows 8.1 Professional ou Enterprise, localize o Prompt de Comando e utilize a opção: Executar como Administrador, exibida com o clique do botão direito do mouse. Em seguida, entre com o comando diskpart, como exemplificado abaixo.

diskpart-prompt.png

No prompt DISKPART, entre com o comando "Create VDISK FILE=C:\Win81.vhdx MAXIMUM=20000 TYPE=Expandable" para criar uma nova partição no local indicado. E em seguida, utilize o comando "Select VDISK FILE=C:\Win81.vhdx" para selecionar a partição criada, e então utilize o comando "attach VDISK" para anexar o novo disco ao sistema.

diskpart-create-process.png

Para ter acesso a lista completa de comandos disponíveis no DISKPART, digite o comando "help". Veja na ilustração abaixo:


diskpart-help.png

O próximo passo é criar uma partição primária na nova unidade de disco utilizando o comando "Create Partition Primary SIZE=19500". Deixamos um espaço de 500MB disponível para incluir recursos de recuperação do sistema.

Em seguida, vamos formatar a nova partição utilizando o sistema de arquivos NTFS, com o comando "Format FS=NTFS LABEL=VHDWIN81 Quick". E podemos atribuir uma letra para identificar a nova unidade, utilizando o comando "assign Letter=Y". Veja na ilustração abaixo:

diskpart-create-process-step-2.png

No momento em que atribuímos a letra Y a nova unidade VHD, será exibida uma janela do explorador de arquivos do Windows mostrando a nova unidade de disco. Veja abaixo:

explorer-new-vhd.png

Depois de concluídas estas etapas, podemos sair do utilitário DISKPART utilizando o comando "Exit".

O próximo passo é utilizar o comando Dism para implantar a instalação do Windows no nosso VHDWIN81 (Y:). Digite o comando "dism /apply-image /imagefile:M:\sources\Install.wim /index:1 /applydir:Y:\" no Prompt de Comando administrativo e pressione Enter para iniciar o processo de instalação da imagem, como exemplificado abaixo.

dism-command.png

Depois de concluído o processo, podemos então utilizar o BCDEdit.exe para incluir esta unidade como opção de inicialização. Digite "bcdedit /copy {current} /d "Windows 8.1 x64" e também podemos tornar a unidade Y bootável com o comando "bcdboot Y:\Windows /s Y:".

A execução do comando "bcdedit /copy" gera um identificador de chave de registro que será utilizado para configurar a unidade VHD no Registro BCD para inicialização.

Digite "bcdedit /set {f6f2661f-801e-11e3-a27f-c379db053923} device VHD=[C:]\Win81.vhdx" no prompt de comando, seguido por "bcdedit /set {f6f2661f-801e-11e3-a27f-c379db053923} detecthal on" para incluir a unidade nas opções de inicialização. Veja no exemplo abaixo.

bcdedit-command.png

Em seguida, reinicie o sistema para confirmar que o Windows instalado no VHD está disponível para inicialização.


Referências

http://technet.microsoft.com/pt-br/library/hh831365.aspx

http://technet.microsoft.com/pt-br/library/hh831411.aspx

http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc770752.aspx

http://technet.microsoft.com/pt-pt/library/cc772616(v=WS.10).aspx

http://technet.microsoft.com/pt-br/library/hh831433.aspx

http://technet.microsoft.com/pt-br/library/hh831696.aspx

http://technet.microsoft.com/pt-BR/library/hh831713.aspx

http://technet.microsoft.com/pt-br/library/hh831717.aspx





Eryx Guimarães

Eryx Guimarães desenvolve e mantém soluções para empreendimentos na web.

Entre em Contato

Contato