Dicas e exemplos de Validação de Dados no Excel

Validar apenas entrada de texto na célula

O Excel possui a opção de limitar o comprimento de um texto dentro de uma célula, mas não tem a opção para forçar a entrada somente de texto e não números. Para forçar uma célula ou intervalo a aceitar apenas texto (sem números), utilize a seguinte fórmula de validação:

=ÉTEXTO(B2)

Veja o exemplo abaixo:




Validar entradas de valores maiores que o valor anterior

A fórmula de validação abaixo permite que o usuário entre com um valor maior do que o valor acima dele.

=A2>A1

A fórmula acima verifica se o valor de A2 é maior que o valor de A1, assumindo que a célula A2 é a célula selecionada. Perceba que esta fórmula não poderá ser utilizada na linha 1. Veja a imagem de exemplo abaixo:



Validando a entrada de valores não duplicados

A função de validação abaixo bloqueia a entrada de qualquer valor repetido no intervalo A1:C20.

=CONT.SE($A$3:$C$23;C6)=1

Esta fórmula assume que a célula A3 é a célula ativa no intervalo. Perceba que o primeiro argumento da função CONT.SE é uma referência absoluta. O segundo argumento é uma referência relativa, e o Excel ajustará na fórmula verificando cada célula do intervalo. Veja no exemplo abaixo o resultado quando tentamos inserir um número repetido:



Validando texto que começa com a letra A

A fórmula de validação abaixo demonstra como verificar a existência de um determinado caractere. Neste caso a fórmula garante que o usuário entrou com um texto que começa com a letra A (em maiúscula ou minúscula).

=ESQUERDA(B2)=”a”

A fórmula acima assume que a célula ativa no intervalo é a célula B2.
Uma variação da fórmula acima, que além de verificar se o valor da célula começa com a letra A, também verifica se o número de caracteres é igual a 5.

=CONT.SE(B3; “A????”)=1

Veja a imagem de exemplo abaixo:



Validando a entrada de uma data que seja uma segunda-feira

A fórmula de validação abaixo utiliza a função DIA.DA.SEMANA para garantir que a entrada da célula seja uma data que corresponda a uma segunda-feira.

=DIA.DA.SEMANA(B2)=2

Veja o exemplo abaixo:



Validando entradas que não excedem um total

A imagem abaixo mostra uma planilha de orçamento, contendo um orçamento de valores no intervalo B1:B6. O valor total está na célula E5, o usuário entrará com um valor na célula B4 que poderá fazer com que a soma ultrapasse o valor total estipulado para este orçamento. A fórmula de validação abaixo garante que a soma dos valores não ultrapasse o valor total disponibilizado na célula E5.

=SOMA($B$1:$B$6)<=$E$5





Eryx Guimarães

Eryx Guimarães desenvolve e mantém soluções para empreendimentos na web.

Entre em Contato

Contato