Características de diferentes tipos de sistema operacional

Todo sistema operacional é criado para tirar proveito dos recursos de hardware disponíveis. Por esta razão, existe uma grande diversidade de sistemas operacionais para mainframes, servidores, multiprocessamento, computadores pessoais, dispositivos móveis e embarcados, sensores, processamento em tempo real, operações de cartão de crédito, entre outros. Vamos analisar suas características.

Mainframes

Sistemas Operacionais para Mainframes gerenciam grandes volumes de unidades de entrada e saída (I/O). São utilizados como servidores web, sites de comércio eletrônico, e operações que exijam alto volume de transações B2B.

Este tipo de sistema operacional tem a capacidade de gerenciar a execução de múltiplos jobs (execuções) ao mesmo tempo, utilizados para processamento em lote, transações e compartilhamento de recursos (timesharing).

Servidores

Sistemas Operacionais para servidores são caracterizados pelo suporte ao ambiente de rede, compartilhamento de recursos, controle de acesso, e implementação de políticas. São utilizados em corporações e empreendimentos que demandam gerenciamento e capacidade de auditoria, entre outros.

Este tipo de sistema operacional frequentemente pode ser configurado para desempenhar funções específicas, entre as quais: Servidor Web, Servidor de Banco de Dados, Servidor de Arquivos, Servidor de Autenticação, Etc.

Multiprocessamento

Esta categoria inclui os sistemas operacionais que são capazes de gerenciar os recursos de múltiplos processadores para trabalhar em conjunto. Atualmente, os sistemas operacionais Windows e Linux suportam o uso de CPUs multiprocessadas.

Computadores Pessoais

Sistemas operacionais para computadores pessoais tem o objetivo principal de atender a um único usuário que utiliza o sistema para acessar a internet, ouvir música, utilizar programas utilitários, etc. Este tipo de sistema também é caracterizado pela quantidade de aplicativos inicializados quando o usuário liga o computador. Windows 10 e Linux Ubuntu são exemplos de sistemas operacionais para desktops.

Dispositivos Móveis

Sistemas operacionais para dispositivos móveis, originalmente conhecidos como PDA (Personal Digital Assistant), incluindo celulares, tablets, terminais de vendas, entre outros, tem como características principais o suporte a múltiplo dispositivos embarcados e utiliza grande quantidade de aplicativos. Android, iOS, Windows Phone são exemplos de sistemas operacionais para dispositivos móveis.

Dispositivos Embarcados

Sistemas operacionais embarcados são utilizados em computadores que controlam componentes ou dispositivos e não fornecem recursos para instalação de softwares. Exemplos de equipamentos que são compostos por dispositivos embarcados incluem gravadores de DVD, players MP3, carros, controles remotos, entre outros. TinyOS e o Windows CE são exemplos de sistemas operacionais para computadores embarcados.

Sensores

Este tipo de sistema operacional gerencia conjuntos de sensores geralmente utilizados em monitoramentos. Cada sensor é um computador composto de CPU, RAM, ROM e algum sensor de ambiente.

Tempo Real

Exemplos da importância dos sistemas de tempo real incluem as fábricas onde a demanda por produtividade seja alta e quaisquer variações nos valores demandem ações imediatas. Neste tipo de sistema operacional o tempo é um fator determinante. Windows CE, eCos e FreeRTOS são sistemas que fornecem suporte a operações em tempo real.



Referências

http://ecos.sourceware.org/

Real-Time Performance (Windows CE 5.0)
https://msdn.microsoft.com/pt-br/library/aa450610.aspx?f=255&MSPPError=-2147217396

http://www.freertos.org/

https://en.wikipedia.org/wiki/Real-time_operating_system

http://www.ecoscentric.com/ecos/

https://pt.wikipedia.org/wiki/ECos_(sistema_operacional)

http://tinyos.stanford.edu/tinyos-wiki/index.php/TinyOS_Documentation_Wiki

https://en.wikipedia.org/wiki/TinyOS






Eryx Guimarães

Eryx Guimarães desenvolve e mantém soluções para empreendimentos na web.

Entre em Contato

Contato