Cadastro de imóveis no Webim

O primeiro passo para cadastrar um imóvel no Webim é acessar o sistema administrativo e entrar com suas informações de acesso. Acrescente /PainelAdministrativo ao url do seu site Webim para exibir a tela de login, por exemplo "http://marioimoveis.com.br/PainelAdministrativo".

Recomendo que você utilize um navegador (supondo que você tem mais de um instalado, ex.: Chrome ou Edge) somente para as atividades administrativas de cadastrar ou atualizar imóveis, e deixe marcada a opção "Lembrar informações de acesso" para facilitar o acesso. Também recomendo adicionar um atalho na Barra de Favoritos do seu navegador.

tela-login-webim.png

A página inicial administrativa mostra os imóveis cadastrados recentemente, as mensagens enviadas através do formulário de contato do site, e a lista de contatos dos proprietários dos imóveis cadastrados, caso você esteja utilizando este recurso, ou seja, cadastrando os proprietários dos imóveis no sistema através do menu Configurações, Proprietários.

webim-paineladministrativo-home.png


Você pode adicionar um novo imóvel clicando no botão (sinal de +) na barra de título do painel que mostra os imóveis recentes na página inicial ou clicar em Propriedades para navegar para a página que lista todas as propriedades cadastradas e então clicar no botão Adicionar.

webim-paineladministrativo-propriedades-lista.png


Ambas as opções, levarão você para a página "Adicionar Propriedade" para inserir informações básicas sobre o imóvel a ser cadastrado. Depois de clicar no botão Gravar para salvar as informações, serão exibidas as opções para adicionar os detalhes e fotos do imóvel.

webim-editar-propriedade-guia-informacoes.png


Agora podemos adicionar as fotos do imóvel. Clique na guia Fotos e no botão "Escolher arquivos" e então selecione as fotos que deseja adicionar. Você pode selecionar quantos arquivos quiser, mas recomendo cinco por vez.
webim-editar-propriedade-guia-fotos.png

Para escolher a foto de capa que aparece no catálogo de imóveis do site, clique no botão editar (ícone do lápis) e certifique-se que a caixa de verificação Foto de Capa está marcada e clique no botão Gravar.

O próximo passo será adicionar endereços para o imóvel. O Webim possibilita adicionar mais de um endereço para o mesmo imóvel (para os casos em que houver necessidade) e possui integração com o Google Maps para exibição do mapa de localização que é exibido por padrão no caso do endereço do imóvel estar cadastrado corretamente, mas isto é algo que pode ser personalizado.

Para adicionar um endereço, clique na guia Endereços, preencha o formulário de cadastro e clique no botão Adicionar. O Webim oferece uma opção de preenchimento automático a partir do CEP.


webim-editar-propriedade-guia-enderecos.png


Em relação ao preço do imóvel, o Webim possibilita que haja preços diferentes para cada operação comercial cadastrada. Se sua área de atuação é somente vendas, então você irá utilizar o menu "Configurações - Categorias" para remover todas as categorias que foram disponibilizadas por padrão, mas não fazem parte do seu perfil de trabalho.

Por outro lado, a possibilidade de exibir diferentes opções comerciais para o mesmo imóvel, traz flexibilidade adicional e atende também a outro segmento de corretagem relacionado ao aluguel por temporada e diárias. O Webim é flexível e prevê personalizações para diferentes perfis de corretores de imóveis.

webim-editar-propriedade-guia-precos.png
Opcionalmente, você pode inserir uma observação para este valor, talvez para informar a possibilidade de negociação, requisitos, etc. Recursos de agenda de disponibilidade para imóveis serão disponibilizados em breve.

Você também pode adicionar informações sobre itens quantificáveis que o imóvel possui interna ou externamente através da guia Itens. Os itens podem ser utilizados para personalizar a apresentação dos imóveis.

webim-editar-propriedade-guia-itens.png


A guia "Outros" contém uma relação de elementos estruturais que o imóvel pode ter ou não. Estas características são utilizadas também nas pesquisas por imóveis.

webim-editar-propriedade-guia-outros.png

Você pode ter percebido que as imagens anteriores apresentam uma pequena diferença nas guias em relação a imagem acima. Enquanto produzia este texto, renomeei a guia Benfeitoria para Outros, e incluí o gerenciamento de cômodos do imóvel (guia Cômodos). Quero observar que esta situação também ilustra a proposta do Webim de fornecer os recursos tecnológicos e o apoio constante para o sucesso do seu empreendimento e isto também inclui uma evolução contínua com base no seu feedback. E também quero observar que além de fornecer os recursos tecnológicos adequados ao seu empreendimento, caso seja de seu interesse, também colocamos um profissional à sua disposição para ajudar com atualizações do site e ou marketing na internet.

A guia Cômodos possibilita cadastrar e atualizar informações sobre os cômodos do imóvel, suas dimensões e descrição. No menu "Configurações - Tipos de Cômodos", você pode adicionar, modificar ou remover as opções disponíveis. Esta funcionalidade foi incluída no Webim depois de iniciar a produção deste texto, por esta razão, a guia Cômodos não está visível nas primeiras imagens.

Conclusão

Todos os recursos para personalizar o Webim com detalhes sobre sua forma de trabalhar, permitem criar uma forte presença profissional na internet dando a impressão que o site foi construído especificamente para você, mesmo se tratando do modelo padrão disponibilizado com a assinatura do Webim, sem nenhum custo de desenvolvimento e disponível imediatamente.

Na prática o Webim foi criado de maneira tão flexível que não é raro encontrar novas maneiras de utilizar os recursos disponíveis. Por exemplo, hoje enquanto trabalhava em novas melhorias, avaliando sites que mostravam o preço dos imóveis no formato valor mínimo - valor máximo, me perguntei sobre a razão de colocar uma faixa de preço para venda uma vez que o interessado sempre irá optar pelo valor mais barato. Quando pensei sobre isto, lembrei que fiz o Webim para possibilitar o cadastro de múltiplos preços para o mesmo imóvel. Desta forma, você pode cadastrar dois ou mais preços de venda e colocar comentários sobre as condições para se qualificar para cada uma delas. Até este momento, eu havia pensado neste recurso única e exclusivamente para a possibilidade de cadastrar um preço para cada operação comercial que você trabalha, por exemplo, venda e temporada.

Acredito que um dos principais desafios para o Webim atualmente é conseguir passar para seus usuários, corretores de imóveis na maior parte, a flexibilidade que a solução oferece quando possibilita criar um site que pode ser completamente personalizado para representar o seu estilo de trabalho. Neste sentido, me coloco pessoalmente à disposição de todos os clientes do Webim para ajudar com as configurações iniciais, orientações gerais para o seu empreendimento na internet, suporte a utilização do sistema imobiliário, e demais atendimentos que venham a ser necessários.





Eryx Guimarães

Eryx Guimarães desenvolve e mantém soluções para empreendimentos na web.

Entre em Contato

Contato