Atualização com muitas melhorias e novidades no Busdahora

A versão 3 do Busdahora, publicada recentemente, trouxe um novo paradigma de interação para os usuários do aplicativo, trazia novas funcionalidades em relação a versão anterior, mas não havia ainda disponibilizado todos os seus recursos.

O objetivo da mudança é fornecer a mesma experiência de usuário dos aplicativos pensados para interação através de dispositivos móveis. Este novo paradigma é também denominado "moderno" ou "mobile first" e o conceito já é amplamente difundido e familiar aos usuários, mas também é particular de cada plataforma. Por exemplo, usuários do Windows Phone estão acostumados a buscar o menu principal de seus aplicativos na parte superior da tela enquanto usuários do iOS estão mais familiarizados com o posicionamento do menu principal na parte inferior da tela.

Utilizei o IonicFramework como base para esta nova interface gráfica de interação com o Busdahora porque ele renderiza os elementos de interface comuns aos usuários de cada plataforma a partir de uma fonte comum.

busdahora-tela-inicial.png

Armazenamento Offline

Nesta nova versão, o Busdahora exibe os dados armazenados localmente e depois busca por atualizações, caso haja conexão com a internet.

Este novo recurso possibilita utilizar o Busdahora mesmo quando não há conexão de dados disponível.

Selecionar Cidade

O paradigma móvel de interação com listas de seleção, utilizada para selecionar a Cidade por exemplo, determina que as opções (cidades neste caso) sejam apresentadas de maneira a facilitar a seleção. Veja na ilustração abaixo.

busdahora-paradigma-lista-selecao-cidades.png

Selecionar Empresa

O Busdahora foi criado para fornecer acesso centralizado aos horários de todas as linhas, de todas as empresas de cada cidade que o aplicativo atende. Atualmente disponível para Florianópolis (SC), São José (SC) e Grande Vitória (ES). Esta última, com as empresas CETURB e Prefeitura Municipal de Vitória como responsáveis pelo transporte público intermunicipal e municipal respectivamente.

O campo para seleção da empresa é semelhante ao descrito anteriormente para selecionar uma cidade. Clique na lista Empresa e selecione uma das opções disponíveis.

busdahora-paradigma-lista-selecao-empresas.png

Selecionar Linha de Ônibus

Supondo que você já escolheu a cidade Vitória e empresa Prefeitura Municipal de Vitória como descrito anteriormente, o Busdahora mostra a relação de linhas junto com uma caixa para pesquisa e uma lista de histórico de acessos. Desta forma, você tem diferentes formas de encontrar e selecionar a linha de ônibus que deseja consultar os horários. Se você já acessou a referida linha anteriormente, ela estará aparecendo na lista de histórico e seus horários acessíveis a com um clique.

Caso não tenha acessado anteriormente, utilize a caixa de pesquisa para inserir parte do nome ou do número da linha. O Busdahora filtra as opções exibidas. Na ilustração abaixo, o termo "jard" na caixa de pesquisa, filtra as linhas que apresentam o referido texto no nome.

busdahora-recursos-selecionar-linhas.png

Para fazer uma nova pesquisa, clique no X (botão Limpar) exibido no canto direito da caixa. Você precisa clicar na caixa para exibir o botão limpar. Em seguida, entre com outro termo a pesquisar que pode ser parte do nome ou do número da linha de ônibus. A pesquisa filtra automaticamente a lista de linhas exibidas enquanto você digita.

Histórico de Acessos

Todas as linhas de ônibus que você acessa ficam registradas no histórico de acessos localizado acima da caixa de pesquisa. Veja na imagem abaixo.

busdahora-recursos-historico.png

Você pode acessar os horários das linhas que utilizou recentemente com apenas um clique. Utilize o botão Limpar Histórico para zerar a lista.

Visualizar Horários de Partida

Depois de clicar em uma linha de ônibus, através da caixa de pesquisa ou do histórico, é exibida a respectiva tela de horários contendo o nome da linha e os horários organizados em razão do tipo de dia (dia útil, sábado, domingo ou dia atípico).

busdahora-recursos-visualizar-horarios.png

O Busdahora identifica automaticamente o dia da semana e mostra os horários de partida para o topo de dia apropriado.

Você pode clicar no botão Voltar no canto esquerdo superior da tela, ao lado do logotipo, para retornar para a tela anterior.

Adicionando aos Favoritos

Ainda na tela de visualização dos horários, no canto direito superior, existe um elemento do tipo caixa de verificação que você pode ver se a linha exibida faz parte dos favoritos e clicar para adicioná-la ou removê-la.

Todas as linhas marcadas como favoritas podem ser visualizadas através da tab Favoritos no menu principal do aplicativo.

Visualizando Favoritos

Clique em favoritos no menu principal do Busdahora para mostrar uma lista contendo todas as linhas selecionadas como indicado no tópico anterior (Adicionando aos Favoritos). Veja a seguir.

busdahora-recursos-visualizar-favoritos.png

Você pode adicionar linhas de diferentes cidades nos seus favoritos para acessar rapidamente os horários dos ônibus que utiliza diariamente. Clique (ou toque) no nome da linha para visualizar seus horários. A tela de visualização de horários foi descrita anteriormente no tópico Visualizar Horários de Partida.

Conclusão

Este texto descreve as funcionalidades e recursos principais do Busdahora junto com alguns detalhes sobre a concepção da terceira versão publicada esta semana.

Minha proposta com o Busdahora é fornecer ferramentas de tecnologia e informações úteis para os usuários do transporte público. Continuo reavaliando e melhorando o Busdahora com base no feedback que obtenho de seus usuários. Fique à vontade para entrar em contato e enviar sua sugestão em nossos canais de comunicação nas redes sociais ou por email disponíveis na página de contato do Busdahora.

Até breve!





Eryx Guimarães

Eryx Guimarães desenvolve e mantém soluções para empreendimentos na web.

Entre em Contato

Contato