A usabilidade na web

Todos os aspectos que tenham impacto na experiência, podem ser verificados através dos testes de usabilidade, incluindo o sucesso com a utilização do site ou aplicativo, a clareza da comunicação, o desempenho e a disponibilidade, contraste visual, facilidade de leitura e memorização, navegação, entre outros.

 

A web é um meio ou canal de comunicação, em que o design eficiente pode ser medido por testes de usabilidade que avaliam cada aspecto relacionado a qualidade da experiência do visitante do site ou usuário de aplicativo.

 

Há diferentes tipos de testes de usabilidade, incluindo a avaliação monitorada do produto ou serviço em laboratório e em campo, utilização de cartões para definição de estrutura e organização de conteúdo em tópicos, decisões sobre elementos e componentes apoiados pelos testes A/B, onde o usuário escolhe entre as opções A ou B para uma lista de elementos ou questões de interação, questionários, entrevistas, entre outros.

 

Cada dispositivo utilizado para o consumo de informações ou funcionalidades na internet e em softwares de maneira geral, possuem desafios próprios relacionados às expectativas ou capacidades dos seus usuários e as suas características físicas.

 

Empresas líderes do setor, empregam testes de usabilidade com grande quantidade de participantes, mas na opinião de Jakob Nielsen, um dos maiores especialistas da área, cinco pessoas identificam praticamente todos os problemas de usabilidade em um site ou aplicativo.

 

Veja uma palestra do Jakob Nielsen de 2013 no YouTube em Jakob Nielsen: "Mobile Usability Futures" | Talks at Google.





Eryx Guimarães

Eryx Guimarães desenvolve e mantém soluções para empreendimentos na web.

Entre em Contato

Contato