A loja virtual IPERCUSSÕES


O mestre de Capoeira Angola Luis Cronópios (Cronos) também fabrica instrumentos musicais de percussão, produzidos com madeira de reflorestamento e materiais reciclados.

No início de 2015, fui contratado como consultor para ajudá-lo a encontrar a melhor solução para implementação de uma loja virtual. Naquele momento, o fabricante de instrumentos utilizava a sigla IEE (Instrumentos Ecológicos e Educativos) para se apresentar comercialmente na internet em seu blog pessoal.

Ele já utilizava a internet para criar novas oportunidades de negócio fazendo contato através de email e ou pedidos em redes sociais. Todo o processo de vendas e o controle totalmente manuais.

Depois de analisar o perfil do negócio e o orçamento disponível, recomendei a utilização de um sistema de loja virtual como serviço, ou seja, uma loja pronta com recursos para gerenciar produtos, clientes, e as vendas, além de possibilitar a realização de transações de pagamento online.

Alguns meses antes, eu havia criado um sistema de loja virtual para comercializar neste modelo onde o lojista, paga um valor mensal para utilizar esta solução pronta, com todos os recursos que a loja precisa para funcionar.

Agendamos uma demonstração de outra loja que já utilizava esta solução e decidimos pela mudança do nome da loja virtual para Ipercussões. Passamos para a fase de implementação, onde cadastramos os dados de produtos e informações específicas da loja. Criamos um logotipo, uma identidade visual, e as imagens e textos para cada produto.

Para a realização das transações de pagamento, a loja Ipercussões optou por trabalhar apenas com depósito em conta, mas a solução disponibiliza a integração com o operador financeiro PayPal, que oferece todos os meios de pagamento existentes.

A solução de loja virtual em questão, não armazena informações sensitivas sobre os clientes, apenas e-mail e histórico de pedidos. E desta forma, não oferece riscos em relação a privacidade. Todas as informações financeiras são inseridas no ambiente do PayPal utilizando uma conexão segura HTTPS. O protocolo HTTPS, possibilita a comunicação criptografada e verificação de autenticidade através com o uso de certificados digitais.

No momento em que o cliente opta por finalizar o pedido e efetuar o pagamento, o ambiente seguro do PayPal é apresentado em uma nova janela que utiliza protocolos de criptografia (https) para garantir a segurança da transação de pagamento. Desta forma, nenhuma informação do consumidor precisa ficar armazenada com o lojista.

A loja Ipercussões optou por começar a funcionar sem um domínio próprio, e utilizar um subdomínio da empresa que fundei e atualmente participo como consultor (http://ipercussoes.dinamicaweb.com.br).

A solução de loja virtual está sendo comercializada pela Dinamicaweb atualmente, mas haverá um domínio próprio que funcionará de maneira independente em breve. Também planejo disponibilizar a integração com outras operadoras de pagamento para as próximas versões. Mais detalhes da solução em http://www.dinamicaweb.com.br/Produtos/Details?titulo=lojadweb.





Eryx Guimarães

Eryx Guimarães desenvolve e mantém soluções para empreendimentos na web.

Entre em Contato

Contato